Coordenador : Maria Teresa Esteban do Valle
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392445.2206.83775.14072023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Profissionais da educação atuando em escolas públicas, em turmas de Educação Infantil e do 1º segmento do Ensino Fundamental.
Objetivo
- Fomentar a reflexão sobre processos de avaliação mais favoráveis às aprendizagens, considerando as contribuições da educação popular; - Produzir instrumentos de avaliação compatíveis com essa perspectiva de avaliação; - Discutir os procedimentos habituais no cotidiano escola, identificando seus limites e potencialidades; - Contribuir com a produção de conhecimentos no campo da Avaliação Educacional; - Colaborar com a melhoria das escolas públicas;
Resumo
O projeto se direciona a profissionais da educação atuando, exclusivamente, em turmas de Educação Infantil ou do 1º segmento do Ensino Fundamental, em escolas públicas. O trabalho se propõe a promover diálogo entre professor@s já em exercício buscando dar mais consistência à relação práticateoriaprática na produção de um processo de avaliação integrado à dinâmica pedagógica que colabore com a aprendizagem. O trabalho pauta-se na formação da professora pesquisadora e toma como seus fundamentos o diálogo, a reflexão, a cooperação, a participação, a crítica e a solidariedade.